sábado, 11 de dezembro de 2010

Respeitando o trabalho alheio...

A muito tempo (mais específicamente 5 anos u.u), tenho convivido com muitas pessoas maldosas e sem concideração para com o trabalho alheio., os famosos copycats. Assutam qualquer um que tenha algo publicado na internet, seje uma ilustração, uma fotografia ou até mesmo uma frase.
Não há como escapar, MUITAS pesoas são copiadas sem dó, afinal, tem print sreen, C+C, e muitoso utros recursos, e tem ainda os caras-de-pau, que mesmo com a sua assinatura eles cortam e usam mesmo assim, pra mim são os piores ¬¬
Vamos refletir um pouco...todas a coisas publicadas na internet são, logicamente, feitas por alguém, e na maioria das vezes o material é usado de forma inadequada e sem os devidos créditos.
Primeiro que há sim leis contra isso e de direitos autorais e alguem pode e deve ser punido por isso. Pense bem: você faz uma coisa linda e que deu um trabalhão pra fazer, você quer postar no Flickr por exmeplo, vai alguém pega e diz que fez, seria injusto com você certo?
Pois é...eu sempre digo, nunca faça com os outros, o que não quer que façam com você!
Não há como espacar dessas ciraturas, más há como amenizar o tal C+C...
Sempre use assinaturas e diminua a qualidade da imagem:
Sempre procure usar assinaturas nos seus materias, diminua a qualidade da imagem antes de publica-la. Colocar o link para sua página também ajuda muito.
No Flickr vá em Conta > Privacidade e permissões > onde tem "Quem pode acessar seus arquivos das imagens originais?", coloque apenas você, isso dificulta a atividade de copiadores.
Credite SEMPRE!
Se usar algo a internet, memso sem pedir permissão ao dono (o que já é errado demais), pelo menos não custa nada creditar...é ético e não faz cair a mão hehe :D
Se inspirar é muito difernete de copiar...
Uma coisa é se inspirar nun traço, ou numa cor que te agrade, outra coisa é fazer o dusenho exatamente igual com algumas difernetças, aí já é de "inspirar" demais, de inspirar sim, copiar nunca, creditar SEMPRE.
Por que copiar, podendo fazer você mesmo?
copycats copiam principalmente ou por inveja, ou por maldade, ou ainda por admiração, são aproveitadores do trabalho duro,o tralho deles é mas simples, logicamente é mais rápido e fácil que ter o trabalho de fazer.
Mesmo assim isso NÃO é desculpa u___u se você queru ma coisa bem feita, aprenda e faça você! Eu nunca tive preguiça tive sim de buscra o conhecimento e chegar onde stou, porque essas pessoas não tem também? Há iandam uito a discutir sobre isso, mas tudo bem!
Sonte-se, imagine, invente, crie, faça do seu jeito, ponha sua imaginação e inteligência em prática, e seje feliz :)
Eu não fiz esse post porque estou sofrendo com isso, mas muitas pessoas a fora estão. Mas sim, a qualquer momento alguém vai vim e copiar algo meu, é imposspível controla-los!
Mesmo com muitos textos como este expalhados na internet, eles ainda estão a solta e na espreita de fazer sua próxima "vítima", cuidado...

Edit¹: Estou usando ditados polupares demais nesse post u____u
Edit²: Ingnorem a imagem, que aliás não tem nada a ver com o texto, achei ela bonitinha e coloquei aí, aide quem copiar ela hein ¬¬
Edit³: Às vezes eu penso em voltar a usar WP .______. foco Carol, foco!


Beijokas e até o próximo post =***

2 comentários:

  1. é verdade, eu também me encantei com as Latis...Na verdade me encantei com todas as dolls, é muito difícil ter só uma...eu já estou escolhendo a minha próxima doll que vai ser uma Pullip =3
    Beijoos(:

    ResponderExcluir
  2. Realmente não tem muito como fugir de cópias. Ainda se fosse mais barato patentear, mas não é... Ja sofri mto disso, sabe aquelas touquinhas que vendem loucamente em eventos? Então, eu e mais 2 amigas começamos a fazer antes de todo mundo, na epoca só a Marimmon que vendia toucas, mas era bem diferente das nossas. Uns 6 meses depois que começamos, muuuuita gente tbm tava fazendo baseado na nossa modelagem, brigaos com algumas pessoas mais caras-de-pau, mas não conseguimos controlar as cópias e tivemos que parar de fazer. Tem um gatinho que comecei a fazer de pelucia e tbm copiaram, tem vendendo até hj na Liberdade, tenso! O pior é nem poder provar que foram criações nossas.. =/

    E qto ao layout, tenho um desenho que eu fiz pra isso e tbm tem um fundinho pronto, não quero te dar trabalho, ja tem quase td pronto, mas não sei como transformar em codigo pra html, vc sabe?

    Bjos! E faço as roupinhas pra vc sim, suas dolls são lindas!!

    ResponderExcluir